7 Formas de como estudar sozinho para concurso público

Tempo de leitura: 4 minutos

Estudar sozinho para um concurso público não é uma tarefa muito fácil.

Para poder te ajudar nisso, resolvemos escrever esse artigo com dicas especiais de formas diferentes de como estudar sozinho para concurso.

Elas podem ser usadas tanto de forma independente como também juntas. Confira a seguir.

Forma #1: Grifar o texto

Essa é uma velha forma de se estudar conhecida por boa parte das pessoas que algum dia já foi um aluno.

Grifar o texto vai conseguir fazer você chamar sua própria atenção para as partes mais importantes do texto que precisam ser memorizadas e fixadas pela sua mente.

A ciência diz que não é uma prática tão útil assim, mas somada com outras formas de estudo pode ser útil.

Forma #2: Reler o texto

Muitas vezes só conseguimos fixar um conteúdo quando repassamos por ele, ou seja, relemos o texto com o que acabamos de estudar.

Essa é uma boa forma de conseguir fixar conteúdo, apesar de não ser a melhor delas, mas ainda assim com a ajuda dos seus grifos você pode ater sua releitura apenas a partes mais importantes.

Forma #3: Resumir o texto

Muitas pessoas conhecem e gostam muito dessa forma de estudar que também está diretamente ligada com a releitura dos textos, pois é uma boa forma de fixar bem um conteúdo.

Conforme você resume um texto seu cérebro consegue absorver as informações.

Os grifos podem te ajudar nessa tarefa e você vai relendo os textos ao mesmo tempo que o resume para uma revisão posterior.

Forma #4: Autoexplicar

Aqui é uma outra forma de estudar e ao mesmo tempo, segundo a ciência essa é uma forma de estudo com resultados considerados moderados.

Nessa técnica, você vai explicar a si mesmo o conteúdo que acabou de estudar, com suas próprias palavras, ajudando a revisar e a fixar o conteúdo.

Uma boa ideia é você explicar para pessoas ao seu redor que estão disposta a te ouvir, como as pessoas que moram na mesma casa que você, seus vizinhos e amigos mais próximos.

Essa técnica de explicar aos outros pode te trazer uma fixação do conteúdo de até 95%, segundo a pirâmide do aprendizado de William Glasser.

piramide da aprendizagem
piramide da aprendizagem

Forma #5: Estudo intercalado

O estudo intercalado também é conhecido como uma técnica moderada de estudo.

Ela serve muito mais para ajudar a sua mente a se aliviar de sobrecarga e ao mesmo tempo ajudar a manter os conteúdos de todas as matérias frescas o tempo todo.

A ideia aqui é você intercalar o estudo de cada matéria, não estudar uma mesma matéria do começo ao fim e só aí passar para outra.

Forma #6: Realizar simulados

Olha, essa é uma coisa bem óbvia para todos que estão se preparando para uma prova e é considerada pelos especialistas como uma das melhores formas de estudo.

Aqui você vai aprender na prática, ou seja, estudando e fixando o conteúdo a partir de provas simuladas iguais a que vai prestar.

Forma #7: Prática distribuída

Aqui também é uma técnica essencial para você não sofrer de sobrecarga e também conseguir englobar tudo que precisa nos seus estudos.

Você vai realizar seus estudos distribuídos em um período de tempo mais longo, e não concentrá-lo tudo na última hora.

Dica extra: Como estudar sozinho para concurso

Se você estuda em casa, procure sempre estudar no mesmo lugar, não fique variando entre sala, quarto, cozinha, etc.

Como estudar sozinho para concurso
Como estudar sozinho para concurso

E mantenha esse ambiente sempre organizado após cada dia de estudo, isso facilita o começo no outro dia, pois basta sentar-se em seu local de estudo e começar.

ambiente de estudo
ambiente de estudo

Acredito que com essas dicas fique mais fácil você saber como estudar em casa para concurso, se quiser mais dicas como estas confira nossos outros artigos.

Click aqui e descubra como o professor Kalebi foi APROVADO e NOMEADO em 10 Concursos Federais estudando sozinho.