Como conciliar Trabalho e Estudo para Concursos Públicos

Tempo de leitura: 3 minutos

Como conciliar trabalho e estudo é uma das maiores dificuldades para quem deseja participar de concursos na busca por cargos públicos e como estudar e trabalhar se tornou grande dilema na nova sociedade.

Como conciliar trabalho e estudo
Como conciliar trabalho e estudo

Na maior parte do tempo, acredita-se que quem tem mais tempo para estudar pode ter vantagem diante daqueles que escolhem estudar e trabalhar.

Porém, o pensamento nem sempre segue à risca, já que aqueles que possuem menos tempo precisam de dedicação dobrada, o que pode motivar na hora de analisar os conteúdos.

Organize seu tempo

Cronograma de estudos
Cronograma de estudos

Entre estudar e trabalhar é essencial encontrar um espaço na agenda para conciliar os aprendizados necessários.

Nessa hora, ter um cronograma para marcar horários e pausas pode ajudar na economia de tempo e esforço.

Outra dica importante de como estudar e trabalhar – é utilizar parte do horário de almoço para rever os conteúdos, além de abrir mão de alguns finais de semana para ficar em casa estudando.

Mas, cuidado para não exagerar, afinal todos nós precisamos de um pouco de descanso.

Como conciliar trabalho e estudo

… pode ser cansativo, um bom planejamento é fundamental para não diminuir o rendimento em estudar e trabalhar.

Ter um emocional forte também faz a diferença, já que será necessário deixar de lado algumas horas extras de sono e alguns passeios com amigos e família.

Dividir os conteúdos que devem ser estudados conforme os dias da semana é fundamental, separando as matérias mais difíceis para dias com mais tempo livre, agrupando o maior número de assuntos possíveis.

Como conciliar trabalho e estudo é tarefa exaustiva, estude pouco durante a madrugada, preferindo descanso e uma boa noite de sono.

Entenda o edital e saiba o que estudar

Saber quais serão os temas mais abordados e mais importantes no concurso faz a diferença para planejar as horas vagas de estudos e o que deve ser analisado primeiro, dando preferência para conteúdos que podem ser decisivos na pontuação final.

Estudar e trabalhar requer paciência e preparo para lidar com os contratempos que podem surgir no trabalho, como carga maior de tarefas ou hora extra.

Outra forma de estudo que pode ajudar em como estudar e trabalhar, são as vídeo aulas e as Legislações em áudio na internet, com conteúdos valiosos e que podem ser acessados em diversos lugares, seja na ida para o trabalho e até mesmo na volta, no transporte público.

Claro que a leitura dos conteúdos é mais valiosa e pode ajudar na hora de conquistar a tão desejada vaga, mas se o problema são dúvidas cotidianas sobre português ou matemática, o uso das plataformas online pode ser mecanismo de estudo e economia de tempo.

Leitura dinâmica

Use Mapas Mentais

Como conciliar trabalho e estudo

Outra dica fundamental é fazer resumos e Mapas Mentais que possam ajudar na memorização de conteúdos ou de determinadas matérias que são mais difíceis para gravar.

Já que estudar e trabalhar se tornou algo comum entre os que desejam um cargo público, optar por resumos em tópicos pode ser uma saída para diminuir o cansaço e memorizar conteúdos.

Outra dica importante para quem prefere estudar em livros ou xerox pode ser grifar conteúdos relevantes.

A marcação de textos (GRIFOS) – também pode ser utilizada em PDFs no seu Computador, Celular ou Tablet.

Estude na Nuvem

Como conciliar trabalho e estudo

Uma ótima dica para ter acesso ao seu material de estudo em qualquer hora e em qualquer lugar é coloca-los na nuvem, onde você poderá acessa-los de qualquer dispositivo.

Os melhores locais de armazenamento na nuvem são:

Google Drive

Microsoft OneDrive

Dropbox

Essas foram algumas dicas para você conciliar trabalho e estudo.

Me conta nos comentários quais você já vai colocar em prática?

… e para te ajudar mais ainda sugiro que conheça este curso:

Como passa em concurso público
Como passa em concurso público