Como acordar cedo para aumentar a produtividade

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Um dos grandes dilemas de quem precisa estudar para concursos públicos é como acordar cedo, afinal, quando o despertador toca, a primeira vontade é ativar a soneca e continuar descansando por mais 15 minutos.

Porém, algumas dicas podem ser importantes e fundamentais para ajudar no dilema de acordar cedo todos os dias com disposição para aprender.

Como acordar cedo
Como acordar cedo

Tenha uma boa noite de sono

A primeira dica importante em como acordar cedo é se preparar para levantar quando o alarme apitar.

Não adianta ficar acordado durante a madrugada e acreditar que na manhã seguinte será fácil acordar ou que a disposição será a mesma.

O sono é fundamental para ajudar no aprendizado, seja na memorização dos conteúdos ou até mesmo na atenção que o concurseiro deve ter nos estudos ou aulas.

Também é importante criar um cronograma para não se perder nos estudos.

Cronograma de estudos
Cronograma de estudos

Não adianta acordar cedo se não tiver um planejamento que deve ser executado.

Como acordar cedo é uma tarefa complicada até mesmo para aqueles que são acostumados, tenha em mente um plano de estudos que possa ajudar a utilizar o tempo da melhor forma possível.

Outra saída que pode ajudar é sempre manter uma rotina nos horários para dormir e acordar e quando deve ser executada cada tarefa, assim as chances de adaptação do corpo aumentam, tornando o fato de acordar cedo um habito e não mais um problema.

Relaxe!

Nervosismo e ansiedade podem ser problemas na hora do sono. Por isso, procure sempre relaxar antes de deitar. Alguns minuto antes de dormir, destine um tempo para ler livros, assistir TV ou até mesmo descansar. Dessa forma, o corpo fica relaxado e o sono rende mais.

Uma ótima ideia para relaxar é a MEDITAÇÃO antes de dormir e o aplicativo ZEN (click p/ download) pode te ajudar a meditar e te proporcionar uma ótima noite de sono.

Levante na hora!

Como acordar cedo
Como acordar cedo

Como acordar cedo é um problema para muitos, outra saída para não ser refém da preguiça é não enrolar na cama e levantar assim que o despertador tocar, encarando que o dia já começou.

Ficar rolando de um lado para o outro pode diminuir ainda mais o ânimo para começar os estudos.

Procure sempre entender seu corpo e compreender o que ele precisa, dessa forma fica mais fácil calcular as horas que devemos dormir para aprender como acordar cedo na manhã seguinte.

Ter uma rotina no horário de sono é fundamental, mas se um dia ou outro o sono não vem, não adianta deitar na cama para ficar pensando e não dormir.

Procure sempre deitar quando o corpo já estiver cansado e sentir que precisa relaxar.

Porém essa flexibilidade não deve ser levada em conta quando o assunto for acordar.

Acostume seu corpo a levantar sempre no mesmo horário, tornando o despertar um hábito e não um problema.

Procure ambientes escuros para que a mente possa desligar, fugindo de qualquer resquício de luz.

Procure ingerir alimentos saudáveis e leves antes de dormir, ajudando no funcionamento do corpo e do sono.

Alguns alimentos que ajudam no sono e promovem o descanso do nosso corpo

Alimentos que melhoram o sono
Alimentos que melhoram o sono

Conheça os Nutrientes que fazem o sono chegar:

VITAMINA C

Limão
Limão

Ajuda a controlar o s níveis do cortisol, hormônio do estresse. Esta em frutas como laranja, acerola, caju e limão.

LICOPENO

Mamão
Mamão

No corpo, ele vira retinol, um ativados da melatonina, hormônio indutor do sono. Goiaba, Mamão e Tomate são boas fontes.

SELÊNIO

Castanha-do-Pará
Castanha-do-Pará

Sem ele, a tireoide, também envolvida com o sono, não trabalha bem. Uma castanha-do-pará é a quantidade ideal por dia.

TRIPTOFANO

Clara de ovo
Clara de ovo

Abundante na clara do ovo, participa da produção de serotonina, substância indispensável ao fechar os olhos.

 

Algumas regras para a refeição noturna

Elas ajudam a ter paz durante o sono.

Evite certos alimentos pouco antes de dormir

Além dos gordurosos, convém ficar longe dos ricos em sódio, que dão sede, e dos que contém cafeína, pois são muito estimulantes.

Pastel frito
Pastel frito

Por outro lado, priorize alguns itens

É o caso daqueles que tem triptofano, como aveia e leite. Que tal um copo quente antes de dormir?

Leite e aveia
Leite e aveia

Há horário-limite para jantar.

Os especialistas dizem que o correto é realizar a ultima refeição duas horas antes de dormir.

Tenha cuidado com as bebidas alcoólicas

Para algumas pessoas, uma lata de cerveja ou taça de vinho todo dia pode prejudicar o sono após algumas semanas.

Cerveja
Cerveja

Não abuse dos líquidos durante a noite

O motivo é simples: a bexiga não dorme. Aí quando esta cheia, vai desperta-lo para fazer xixi.

Unindo plano de estudos, alimentação e rotina, problemas como acordar cedo e ter um dia altamente produtivo se tornaram parte da rotina.

Bons Sonhos

Como acordar cedo
Como acordar cedo

Agora aprenda a montar seu Plano (cronograma) de estudos.

Plano de estudo